FEBRE MACULOSA
Você sabe sobre essa doença?
Nos últimos dias foram registradas 1 morte e outro caso em análise por febre maculosa no país. O Brasil registrou 53 casos de febre maculosa em 2023. Desse total, oito evoluíram para a morte do paciente. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (13).
A doença propaga-se através da picada ou ferroada de animais ou insetos. Tem cura, mas é necessário o tratamento com antibióticos nos primeiros dois ou três dias da infecção, assim evitando a proliferação de bactérias e contendo o agravamento da doença, tratamento esse realizado com diagnóstico e através de auxilio médico.
O que é a Febre Maculosa?
É uma doença infecciosa com uma erupção característica, muitas vezes transmitida pela picada de um carrapato.
A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickesttsia.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato.
A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.
Que sintomas a febre maculosa causa?
O quadro é agravado com náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas. Nos casos mais graves, pode haver paralisia, começando nas pernas e subindo até os pulmões, o que pode causar parada respiratória.
Prevenção
A prevenção da febre maculosa é baseada em impedir o contato com o carrapato. Portanto, em locais onde haverá exposição ao bicho, algumas medidas podem ajudar a evitar a infecção, como usar roupas claras para ajudar a identificar o bicho; utilizar calças botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramados; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes de insetos. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a remoção – com uma pinça – se um carrapato for encontrado no corpo; não apertar ou esmagar o bicho e, depois de removê-lo inteiro, lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de se contrair a doença.
Tratamento
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa tem cura, desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias da infecção. O medicamento deve ser administrado nos primeiros dias da infecção, sendo utilizado assim que surgirem os primeiros sintomas, tendo a suspeita, e com orientação médica. Segundo também o Ministério da Saúde, em determinados casos pode ser necessária a internação da pessoa. A terapêutica é empregada por um período de 7 dias, devendo ser mantida por 3 dias, após o término da febre.
Atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento pode provocar complicações grave, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, das lesões vasculares e leva ao óbito.
Para saber mais acesse