CUIDADOS COM SEU PET NO VERÃO
Fique atento com seus pets!
O calor do verão pede cuidados porque as altas temperaturas e a variação na umidade do ar podem resultar em uma série de problemas para os animais de estimação. Da mesma forma que os tutores devem evitar o sol do meio-dia, o conselho vale para os pets. O ideal é levá-lo para passear no início da manhã ou no final da tarde, antes das 10 ou depois das 18 horas, porque as temperaturas já estão um pouco mais amenas nesses horários.
É necessário carregar uma para hidratar o cachorro ou gato, além disso, essa água servirá para borrifar no seu dorso e nas patinhas, principalmente ao notar que ele está ficando muito ofegante.
Há indicação de filtro solar também, tanto para cães, quanto para gatos, especialmente os de pelagem ou pele branca, que se expõem muito ao sol. “Existem formulações comerciais e manipuladas de filtro solar veterinário – os filtros humanos não são indicados
Quanto ao banho, as necessidades de higiene dos pets são diferentes dos humanos. Os animais não precisam de banhos com uma frequência muito alta. A recomendação para os de pelos longos ou curtos é a cada 15 dias, mesmo durante o calor. Já os banhos de piscina devem ser evitados, porque os produtos químicos podem causar dermatite na pele do animal. Os banhos de mangueira, no entanto, são uma boa opção, desde que se tire o excesso de água do pelo depois.
10 dicas para garantir que seu animal curta o verão com saúde
- Nunca deixe os cachorros e gatos em lugares abafados, sem circulação de ar. Isso pode ser fatal.
- Quando sair de casa para trabalhar, deixe bastante água disponível e as janelas bem abertas (de preferência teladas).
- Respeite os melhores horários para realizar os passeios – o câncer de pele também atinge os pets.
- Procure sempre sombra e água fresca. Já existem até colchões climatizados para os pets, que gela em contato com o corpo do animal, ajudando-os a se refrescarem.
- Filhotes e animais idosos, obesos e braquicefálicos precisam de maior atenção, pois têm mais dificuldades de suportar altas temperaturas.
- Mantenha a carteira de vacinação e a vermifugação em dia. Isso vale em qualquer estação, mas no verão mais ainda, já que os animais ficam mais sujeitos a ter contato com outros. É importante, ainda, ficar atento aos ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, mais comuns nessa época.
- Dependendo do lugar, vale a pena fazer uso de repelentes próprios para cachorros e gatos, evitando as coceiras e alergias, entre outras enfermidades.
- Não deixe de fazer uso de filtro solar próprio para pets, passe no focinho, nas extremidades das orelhas e na barriga do animal. Os de pelagem clara devem usá-lo até dentro de casa.
- Converse com o médico veterinário em relação a tosa, isso depende de cada animal.
- Jamais deixe o cachorro ou o gato sem uma supervisão na piscina, muitos sabem nadar, mas acabam não conseguindo sair e se afogam. Se for entrar na piscina com o pet, não esqueça de proteger as orelhas dele com algodão ou tampões auriculares, evitando as temidas otites.