CRMV/PA participa de 4º Fórum do Plano Estratégico do PNEFA
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV/PA) participou na última terça-feira (14/12), do 4º Fórum do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA). O evento teve o intuito de fortalecer a intersetorialidade, visando a manutenção da condição de livre da febre aftosa.
O encontro foi organizado pela Equipe Gestora do Plano Estratégico Estadual (EGE), de modo on-line. A abertura contou com a presença e pronunciamento dos representantes das instituições que compõem a Equipe Gestora Estadual, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV/PA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
(Abertura do evento)
As palestras tiveram o objetivo de atingir o público-alvo, que são as partes interessadas no processo: produtores rurais, acadêmicos e profissionais da medicina veterinária, serviço oficial e membros da cadeia de carne bovina e bubalina, com a divulgação de ações, estratégias e medidas a serem adotadas.
Foram apresentados temas como: A Evolução das Ações do Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA; a Expectativa da Cadeia de Carne com Relação à Suspensão da Vacinação Contra Febre Aftosa e os Caminhos e Vantagens para a Retirada da Vacinação Contra Febre Aftosa, com os palestrantes: Diego Viali dos Santos, Auditor Fiscal Federal do Setor de Divisão de Febre Aftosa, Francisco Victer, Coordenador da Aliança Paraense pela Carne e Lilian Azevedo Figueiredo, coordenadora de produção animal na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A união entre as esferas pública e privada, para que o plano avance, foi o ponto em comum entre os palestrantes, uma vez que a comunicação é fundamental para que os envolvidos estejam em consonância para a consolidação do projeto. A gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, Samyra Albuquerque, frisou a necessidade de todos pensarem no bem comum e destacou o avanço da Adepará com o setor dos produtores rurais e a importância da realização do Fórum.
“O Fórum busca fortalecer a intersetorialidade, visando o interesse comum, ou seja, a manutenção da condição de livre da febre aftosa. Por isso, o processo de execução e gestão do Plano, numa visão intersetorial, precisa ser sobretudo coletivo, participativo e realizado em diferentes espaços e instâncias”, disse a gerente.
O Fórum Estadual do Plano Estratégico teve o objetivo de sensibilizar os envolvidos para a união de esforços, valorizando e dando destaque à importância das ações de defesa para o agronegócio paraense.
O evento encerrou com uma mesa redonda, onde cada representante pode expor suas considerações e debater sobre o tema.