3 de novembro – Dia Mundial da Saúde Única
Hoje, 3 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Única. Nesta data, o CRMV/PA ressalta a importância do médico-veterinário como profissional que cuida da saúde dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente.
Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde. A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade.
SAÚDE ÚNICA
Você sabia que a saúde humana também depende da ação do médico-veterinário? Isso mesmo! Embora ainda conhecida como a medicina que cuida dos animais, a Medicina Veterinária trata também de alimentos, solo, água, saúde pública, genética, pandemias, doenças que circulam nos animais e atingem os homens – as zoonoses – e muitas outras áreas. Essa amplitude faz da Medicina Veterinária a vertente principal da saúde única, que é celebrada, anualmente, a cada 3 de novembro.
O que é saúde única?
É o conceito que representa uma visão integrada, considerando a indissociabilidade entre a saúde humana, animal e ambiental. É ele também que define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da saúde. Essa integração pode contribuir para a eficácia das ações em saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global.
As interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras e podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses.
Saiba mais:
Conceito de Saúde Única
O conceito Saúde Única foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.
Dia Mundial da Saúde Única
Desde 2016, a One Health Commission, a One Health Platform e a One Health Initiative Team, comemoram o Dia Mundial da Saúde Única, oficialmente celebrado em 3 de novembro em vários países. A comemoração tem como objetivo estimular mudanças na avaliação e tratamento dos desafios da saúde do planeta e como os profissionais trocam informações sobre o assunto.
Projeto cria o Dia Nacional da Saúde Única
Aguarda votação no Senado o Projeto de Lei nº 1.837/2021, que cria o Dia Nacional da Saúde Única; caso se torne lei, a data brasileira será a mesma da celebração mundial, 3 de novembro.