Conselhos Regionais do Pará e de Pernambuco participam de treinamento na sede do CFMV
Para entender de forma aprofundada como funciona uma plenária, as recém-empossadas diretoras dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA) e de Pernambuco (CRMV-PE) estiveram na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), de 25 a 27 de maio, e assistiram a 347ª Sessão Plenária Ordinária.
A diretoria do CRMV-PA foi representada pela presidente, Nazaré Fonseca; a vice-presidente, Sumaya Paulino; a secretária-geral, Gilmara da Silva; e a tesoureira, Maridelzira David. Já o CRMV-PE compareceu com a presidente, Maria Elisa de Almeida, e pela secretária-geral, Maria Luiza da Costa.
As diretorias dos dois regionais assumiram em setembro de 2020 e, por estarem no primeiro mandato, sentiram a necessidade de trocar conhecimento com quem já tem experiência no Sistema CFMV/CRMVs. Por uma iniciativa do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR), além da plenária, as diretoras receberam capacitação sobre processo ético-profissional, gestão administrativa e assistiram uma apresentação sobre as funcionalidades do Sistema de Cadastro de Profissionais e Empresa (Siscad), inclusive, dos módulos disponíveis na versão web.
A vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, acompanhou todo o treinamento e, como supervisora das atividades relacionadas aos regionais, destacou a relevância da integração e do alinhamento do Sistema. “Padronizar e unificar procedimentos é uma das missões da atual gestão do CFMV, buscando simplificar e facilitar a prestação de serviços de excelência aos profissionais e à sociedade”, ressaltou.
Para a presidente do CRMV-PE, o treinamento organizado pelo NAR é essencial para novos gestores de conselhos regionais. Ela revela que identificou essa necessidade logo no início da gestão, tanto para servidores quanto para os conselheiros. “Isso amplia a visão sobre o funcionamento do regional e uniformiza os procedimentos internamente e entre os regionais. São ações que fortalecem e dão agilidade administrativa”, avaliou.
De acordo com o NAR, os treinamentos são ferramentas de qualificação continuada e estão à disposição de todos os regionais interessados. “Além de estreitar a relação com as diretorias e os funcionários, as capacitações visam fortalecer tecnicamente os CRMVs e, num esforço mútuo e constante de melhorias, compartilhar as experiências que ajudem a solucionar problemas comuns a todos”, disse Igor Andrade, coordenador do NAR.
Mesmo tendo sido conselheira, em outra gestão, a médica-veterinária Nazaré Fonseca reconheceu a complexidade de dirigir um conselho regional, desafio que enfrenta pela primeira vez. Para ela, a oportunidade de assistir a uma plenária do Federal esclareceu questões sobre formato, rito e pauta, com a devida organização do tempo de exposição e debate dos posicionamentos entre diretores e conselheiros. “Serviu de exemplo para nossas futuras plenárias”, comentou.
A presidente do CRMV-PA acrescentou que o treinamento sobre processo ético-profissional “serviu para esclarecer dúvidas e, cada vez mais, fazer o que é o correto e dentro da legalidade”. Destacou ainda a relevância de conhecer a atuação em cada área (fiscalização, cobrança, cadastros de pessoas físicas e jurídicas) para “voltar ao regional e ter segurança, trabalhar cada vez melhor e dentro de diretrizes recomendadas”, concluiu.
Assessoria de Comunicação do CFMV