CRMV/PA reitera ofício a SESPA sobre a vacinação contra covid-19 para médicos veterinários no Pará
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV/PA) encaminhou hoje (29), novo ofício à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), solicitando informações sobre a vacinação contra a COVID-19 para os profissionais médicos veterinários no Pará.
O documento enviado, reitera o pedido de informações a respeito da vacinação da classe de médicos veterinários do Estado, ressaltando que os médicos veterinários pertencem ao grupo prioritário, uma vez que estão no rol dos profissionais da saúde, e solicita ainda a inclusão dos mesmos no Plano Paraense de Vacinação.
O ofício também destaca que os médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão entre os trabalhadores de saúde e que estes profissionais atuam em diversas frentes estando inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença.
Ofícios encaminhados
Desde o início do mês de fevereiro, o CRMV/PA por meio do Ofício n° 053/2021/CRMV-PA/PR, já havia solicitado à SESPA informações a respeito da programação de vacinação para os médicos veterinários no estado do Pará. Do mesmo modo, encaminhou ao Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS) de Santarém documento pedindo esclarecimentos sobre a aplicação de vacinas em médicos veterinários do município.