CRMV-PA participa de treinamento de vigilantes da UFPA como parte das ações do Projeto Victório
Nos dias 19 e 20 de abril, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará, participou por meio de palestras, do treinamento de vigilantes do Campus Universitário da UFPA, no bairro Guamá, em Belém, como parte das ações ligadas ao Projeto Victório.
O projeto tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos errantes, de maneira a dar condições de saúde e bem-estar para os animais que se encontram na Cidade Universitária José da Silveira Netto e prepará-los para o processo de adoção, além de tentar minimizar os riscos de transmissão de doenças entre os próprios animais e da comunidade que transita na universidade e no seu entorno.
Durante o encontro, as servidoras da Prefeitura Multicampi, Jaqueline Sarmento e Ana Lídia Maracahipe fizeram uma breve abordagem sobre o funcionamento do Projeto. Posteriormente, o Coordenador do Projeto e Conselheiro Efetivo do CRMV-PA, Dr. Leônidas de Carvalho explicou a base geral do projeto, os objetivos, as metodologias de controle que serão utilizadas, as propostas e as ações que serão realizadas para criar um ambiente digno aos animais.
“O projeto também tem a iniciativa de fazer um espaço adequado de vivência temporária, para que os animais tenham o tratamento e cuidados necessários. Esses animais serão vacinados, medicados e castrados por uma equipe de médicos veterinários, além de receberem alimentação e cuidados adequados. Com o tratamento de maneira correta, nós poderemos oferecer a sociedade esses animais para adoção através do projeto Peludinhos da UFPA. E tendo esse espaço de vivência temporária, a nossa pretensão é de circulação zero de animais pelo Campus.” – disse Dr. Leônidas de Carvalho.
O coordenador explicou ainda a importância nesse primeiro momento dos vigilantes para o funcionamento do projeto. “Os vigilantes são fundamentais, pois eles são a barreira que nós pretendemos fazer para a entrada de novos animais no Campus. Se eles entenderem com mais propriedade que esses animais não devem ficar no ambiente universitário, eles serão a nossa guarda, evitando que os animais entrem nesse ambiente”.
Em seguida, a Conselheira Efetiva e Presidente da Comissão de Saúde Pública e Sanidade Animal do CRMV-PA, Dra. Antonieta Martorano, expôs aos vigilantes sobre saúde pública, os diversos tipos de zoonoses existentes e dos perigos que os animais não tratados podem trazer a sociedade.
Para falar sobre como os cães devem ser cuidados, a Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-PA, Dra. Liliane Carneiro, ministrou a palestra “Bem-Estar e Posse Responsável”, onde tratou os conceitos de bem-estar e posse responsável e falou da importância dos animais terem um ambiente adequado e sadio.
Duas turmas de vigilantes receberam o treinamento, onde puderam ser ouvidos e tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de suas vivências e experiências no Campus, que também servirão de auxílio no processo de implantação do projeto.
O projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos é uma iniciativa da UFPA, e conta com diversas parcerias. Entre elas o CRMV-PA, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o “Projeto Peludinhos da UFPA”.