CRMV/PA intensifica a fiscalização em estabelecimentos veterinários
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV/PA) intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos médico-veterinários, na região metropolitana de Belém.
A equipe de fiscalização do Regional em parceria com a Divisão Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil do Pará (DEMA/PA) esteve no mês de fevereiro, nos estabelecimentos para fiscalização de rotina e atendimento de denúncias de exercício ilegal da profissão. Na oportunidade, foram detectadas algumas irregularidades nos locais visitados, bem como medicamentos vencidos, o que coloca em risco a saúde dos animais e da sociedade. Além disso, foram verificadas questões como estrutura sanitária, descarte de resíduos e maus-tratos.
A vice-presidente do CRMV/PA, Dra. Sumaya Paulino que também acompanhou a ação, ressaltou a importância da fiscalização. “É muito positivo para o Conselho realizar esse tipo de atividade, e também em respeito aos profissionais que trabalham corretamente e para a sociedade. A função do CRMV/PA é fiscalizar e preservar a profissão, os animais e a população.”
As ações em parceria contribuem ainda para o trabalho realizado pelo CRMV/PA, já que o Conselho não tem o poder de polícia. “A atuação da Polícia Civil por meio da Divisão de Meio Ambiente fortalece e é de extrema importância para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Conselho”, avaliou a vice-presidente do CRMV/PA, Sumaya Paulino.
Fiscalização
A Fiscalização atua para garantir o exercício da medicina veterinária e da zootecnia. O CRMV/PA tem a missão de normatizar, orientar e fiscalizar o exercício das profissões promovendo a valorização profissional e a saúde única, animal/humana/ambiental, no estado do Pará.
Estabelecimentos Fiscalizados
Ao todo quatro (4) locais foram fiscalizados. Na primeira ação, foram fiscalizados 3 estabelecimentos. Uma empresa autuada, está localizada no bairro do Reduto. A segunda, na Cidade Nova em Ananindeua, onde foi emitido auto de infração, e o terceiro estabelecimento, localizado no bairro da Cremação, no qual a empresa encontrava-se sem registro e sem RT. Já no dia 20 de fevereiro, uma quarta empresa foi fiscalizada no bairro do Guajará em Ananindeua, em parceria também com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC).