Comunicado da Comissão Nacional de Alimentos (CNAL) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), sobre a Operação Carne Fraca.
A operação “Carne Fraca” foi válida por ter apurado irregularidades entre empresas e fiscalização, possuindo o mérito de ter chamado a atenção dos consumidores sobre a qualidade dos alimentos. No entanto, por se tratar de ação sigilosa, acabou divulgando aspectos técnicos de forma equivocada e generalizada, causando pânico na população brasileira.
Ocorre que os principais pontos que foram trazidos a público não poderiam ter representado risco à saúde do consumidor, até porque seria inadmissível assumir que a Polícia Federal, investigando por dois anos, sabendo de eventuais perigos veiculados nos alimentos, ficasse estática aguardando que o pior acontecesse.
Isto prova, sem sombra de dúvida, que os alimentos produzidos eram, são, e deverão continuar sendo inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), que vem garantindo o adequado e rigoroso cumprimento da legislação federal que trata com muita propriedade do tema.
No Brasil o verdadeiro problema é o mercado clandestino e sem inspeção, impulsionado pela permissividade de muitas pessoas que adquirem carnes e outros alimentos de origem animal sem inspeção, ou seja, sem nenhum controle sanitário, podendo comprometer gravemente a saúde das famílias que tem este procedimento ou hábito.
Os médicos veterinários brasileiros vêm por mais de um século trabalhando diuturnamente para garantir um alimento seguro tanto para o mercado interno, como para o mercado internacional. Neste aspecto, quase 150 países têm depositado confiança no Serviço Federal, a tal ponto que compram diferentes tipos de produtos de origem animal, em especial as carnes, por saber da lisura e da responsabilidade que os próprios países atestam quando enviam suas missões técnicas para validarem os procedimentos adotados nas fábricas exportadoras brasileiras.
Não há o que temer quando o consumidor adquire um produto com a identificação da inspeção pelo SIF ou outro Serviço de Inspeção Estadual ou Municipal, pois lá estará o médico veterinário cumprindo a sua missão de contribuir para a prevenção de doenças, retirando do comércio os alimentos provenientes de animais doentes ou de manipulação ou processamento que prejudiquem ou comprometam a segurança destes produtos.
Alimento inspecionado, neste você pode confiar.
Comissão Nacional de Alimentos
Conselho Federal de Medicina Veterinária
CNAL / CFMV