RECADASTRAMENTO
Desde o início de outubro, o CFMV já enviou mais de 2 mil novas Cédulas de Identificação Profissional (CIP) no formato físico aos conselhos regionais (CRMVs), número que deve chegar a 15 mil, até o fim do ano.
A forma como ocorrerá a entrega do documento é definida pelo CRMV em que você está inscrito. Por isso, é importante entrar em contato com o seu regional para verificar o cronograma de recebimento.
O prazo para a entrega da CIP é de 45 dias, em média, quando não há pendências, como erro na foto ou na assinatura. Esse prazo inclui validação, confecção e envio ao CRMV.
Atenção! Alguns processos de recadastramento apresentaram falhas, principalmente relacionadas ao envio da fotografia e assinatura, motivos que atrasam a confecção da nova cédula profissional.
Importante: a CIP é um documento oficial, assim como o RG, o passaporte ou a CNH. Por isso, a fotografia deve ser no formato 3×4, colorida, em fundo branco, alta qualidade de resolução e boa iluminação.
Jamais envie foto em estilo selfie ou de perfil; não use filtros nem faça gestos, como sorriso ou biquinho; não são permitidos acessórios, como boné, lenço ou chapéu (exceto por razões religiosas, mas as suas características faciais devem estar claramente à mostra). E nada de paisagens ao fundo!
Confira no carrossel mais detalhes sobre como funciona o processo de confecção e entrega das novas cédulas. Passe para o lado e esclareça as suas dúvidas!