Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem: CFMV realiza primeira visita técnica à UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) firmaram acordo de cooperação para implantação do Projeto das Estratégias de Ensino-aprendizagem para o curso de medicina veterinária oferecido pelo CFMV. O projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários e atuar em prol da melhoria da educação e formação do profissional.
Como primeiro passo para implantação do projeto, a representante do CFMV, Regina Werneck realizou nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus II da UFPA, em Castanhal, uma visita para orientar reitores, dirigentes do Campus e do Instituto, coordenadores acadêmicos, núcleo docente estruturante, apoio pedagógico e estudantes sobre o Projeto.
No primeiro dia de encontro ocorreu uma reunião, onde a representante da área de Gestão Estratégica do CFMV, Regina Werneck expôs o projeto ao Vice-reitor da UFPA, professor Gilmar da Silva, ao diretor do Instituto de Medicina Veterinária, Gustavo Góes Cavalcante, ao diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, professor Leônidas Olegário de Carvalho, ao coordenador acadêmico do Campus, Bruno Lyra Castro e ao diretor e vice-diretor do hospital veterinário, os médicos veterinários Danilo Rodrigues e Marcos Duarte. Em seguida, o projeto também foi apresentado para os docentes da Instituição. Já no segundo dia, as atividades foram voltadas para os acadêmicos da UFPA para apresentação do projeto e demonstrar o papel do aluno no processo de desenvolvimento das competências humanísticas.
Para o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, a iniciativa para a Universidade é positiva, além do projeto ser de grande importância para o curso de medicina veterinária. “Uma coisa que a gente vem dialogando é que as metodologias ativas são fundamentais pra que a gente possa realmente construir conhecimento. Eu acho que essa articulação entre o saber do professor e o saber dos nossos alunos; construir um diálogo para que de fato o processo ensino-aprendizagem ocorra é fundamental. Acredito que isso é uma conquista do curso da medicina veterinária. Trazer esse diálogo junto com o CFMV é muito importante”- disse o vice-reitor.
O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA, Leônidas de Carvalho, falou de suas expectativas em relação ao projeto para o curso de medicina veterinária. “Nesse universo de conhecimentos, na formação do médico veterinário, eu espero que dentro das estratégias humanísticas, ocorra a ligação, entre o conhecimento do que eles veem no início do curso e o conhecimento que eles devem aplicar quando saem da universidade. Logo, são conhecimentos que não podem ser esquecidos, e a única forma que eu vejo do estudante não esquecer essa formação, é ele ter desde o início do curso uma aplicação daquilo que ele obtém de conhecimento”- avaliou professor Leônidas de Carvalho.
Ainda segundo o diretor da Faculdade o CRMV-PA teve um papel significativo nesse processo. “Sem o CRMV-PA esse processo talvez não chegasse com facilidade à UFPA. O CRMV-PA sempre nos deu condições para participar dos Seminários Nacionais, e ter a visualização do que esse projeto das estratégias humanísticas já realizou entre outras IES. O fato do Conselho Regional estar praticamente inserido na UFPA é o que nos dá a possibilidade dessa parceria, onde o Conselho sempre vislumbrou essa questão do ensino como fundamental. Vale ressaltar que o CRMV-PA com a anuência do CFMV está à disposição para fornecer informações a outras IES do estado que desejem participar do processo, em função da importância que há no desenvolvimento das competências humanísticas para a formação do médico veterinário”- disse professor Leônidas.
O próximo passo é a universidade definir a equipe gestora que ficará responsável pelo projeto e realizar reuniões para elaborar o Plano de Trabalho.
O projeto das Estratégias de Ensino-aprendizagem para o curso de medicina veterinária tem duração de um ano, com avaliação semestral, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.
Sobre o Projeto
O CFMV tem firmado parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior do país com o objetivo de implantar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem.
O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.
Mas o que são as competências humanísticas? Essa denominação foi introduzida para diferenciar as competências técnicas, que são próprias da atuação do médico veterinário como profissional especializado, das competências complementares, relacionadas à capacidade do profissional de se inserir socialmente nas situações ligadas à sua atuação.
A ideia é que sejam competências ligadas à capacidade de lidar com diferentes variáveis relacionadas às questões de relacionamento, de compreensão da realidade em um contexto mais amplo, de comunicação, de liderança, de organização e de gestão, incluindo a gestão de si mesmo.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto