PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS DO ANIMAL PARA O HOMEM
Conheça as principais doenças transmitidas do animal para o homem, no Brasil.
Os médicos veterinários e os zootecnistas têm um papel fundamental na prevenção e no controle de zoonoses. Eles atuam na conscientização da população e na implementação de medidas de controle e tratamento das doenças transmitidas de animais para humanos.
Ao cuidar, simultaneamente, da saúde animal, humana e ambiental, o médico veterinário aplica na prática o conceito da saúde única, agregando um conhecimento ampliado sobre doenças potencialmente pandêmicas.
Zoonoses:
São as enfermidades transmitidas naturalmente entre os animais e o homem, podendo ser causadas por vários agentes etiológicos. Dentre eles, destacamos protozoários, vírus, bactérias, fungos, helmintos e rickettsias.
Exemplos: raiva, leishmaniose, esporotricose, febre maculosa, teníase/cisticercose, hidatidose, brucelose, tuberculose e mormo.
Doenças como leishmaniose e febre maculosa, por exemplo, são causadas não por um vírus mas por um protozoário e uma bactéria, respectivamente. Logo, são zoonoses.
Arboviroses:
São viroses cujo agente é transmitido por artrópodes, principalmente insetos (como mosquitos), mas também por aracnídeos (como carrapatos).
Exemplos: febre amarela, dengue, Zika, Chikungunya, febre do Nilo, febre do Mayaro e encefalites.
Viroses cujo agente é veiculado por carrapatos, apesar de existirem, são mais comuns em regiões da América do Norte, Europa, Ásia e norte da África.
Como é o tratamento?
Depende do tipo de agente etiológico causador da enfermidade. Em geral, as ocasionadas por bactérias, fungos e protozoários possuem arsenal terapêutico relativamente vasto, como antibióticos, antifúngicos, antimoniais, dentre outros. Já para as enfermidades virais, em sua maioria, é usada uma medicação de suporte, porém a ferramenta mais importante para a prevenção de algumas dessas enfermidades imunopreviníveis é a vacinação.