Estudantes paraenses conquistam excelente resultado na Olimpíada Brasileira de Zootecnia
A Zootecnia paraense obteve destaque na Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), considerada a maior competição nacional entre alunos da área. Promovida anualmente pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a OBZ tem como objetivo identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Zootecnia, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornarem futuros zootecnistas com uma formação diferenciada. A iniciativa também busca despertar o interesse pela profissão e permitir que os estudantes apliquem seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, contribuindo para a sociedade.
Em sua quinta edição, realizada entre janeiro e julho de 2025, a OBZ reuniu estudantes de graduação em Zootecnia de diversas instituições do país, nas modalidades individual e por equipe. As categorias foram divididas entre “treineira” (alunos até o 4º período) e “veterana” (a partir do 5º período). Os participantes foram submetidos a provas baseadas nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Zootecnia e também em temas relacionados à atuação profissional. Na etapa final, de nível nacional, os estudantes foram desafiados a elaborar um projeto sobre a temática central “Zootecnia regenerativa: estratégias para o equilíbrio do carbono no ambiente”.
Os estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas, conquistaram o segundo lugar geral na categoria equipe treineira. A equipe vice-campeã, denominada “Procriar Jr Treineiros”, foi composta por Dimas Eugênio da S. Neto, Hiarley B. de Araújo, Lais Pamela dos S. Evangelista, Matheus C. Moreira e Sirlane F. Gomes, sob orientação do conselheiro do CRMV-PA e zootecnista Waldjânio Melo. A aluna Lais Pamela também conquistou o primeiro lugar na categoria individual treineira.
O Pará também teve representantes no pódio da categoria equipe veterana, com o terceiro lugar alcançado pela equipe “Lignina”, formada pelos alunos da UFRA, campus Belém: Naila de C. Gutierrez, Luiza F. Cardinali, Evely S. Gomes, Flavia dos S. da Silva e Ryan B. Lacerda, sob orientação do professor Fernando Tavares.
Já na categoria individual veterana, embora o estado não tenha conquistado um lugar no pódio, a estudante Kathyn Wuery L. Araújo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus Xinguara, obteve uma excelente colocação ao conquistar o quarto lugar, contribuindo significativamente para o desempenho dos futuros zootecnistas paraenses.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV-PA) parabeniza todos os estudantes de Zootecnia do estado pelas valiosas conquistas.


