Código de Ética
Cada profissão tem seu próprio código ético como guia. Na Medicina Veterinária, o código deontológico delineia os direitos, responsabilidades, comportamento, ética profissional, interações com outros profissionais da área, sigilo e outras diretrizes essenciais que fundamentam a prática profissional.
- O código de ética atua como um guia normativo para a conduta profissional do Médico Veterinário. Ele define os deveres e obrigações dos profissionais, estipulando critérios consistentes de comportamento com base em um modelo exemplar.
- Na Medicina Veterinária, o instrumento traz o juramento profissional e seus capítulos dividem-se no detalhamento dos princípios fundamentais da profissão; normas para interatividade com o cidadão consumidor de seus serviços; as relações com o animal e meio ambiente e a justiça; e detalhamento das infrações, penalidades e suas aplicações.
- O propósito do código ético na área da Medicina Veterinária é assegurar que a prática profissional seja realizada com honestidade, consideração, valorização e consciência. Isso envolve a adesão às diretrizes éticas estabelecidas no código e na legislação atual, guiando as ações por valores morais para manter a dignidade, respeitando e preservando a reputação e os princípios nobres da profissão.