Campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa começa no dia 1° de maio
Com início no próximo sábado (1º/5), a campanha de vacinação contra a febre aftosa faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As prioridades na primeira etapa são os bovinos e búfalos de todas as idades.
A expectativa é imunizar 170 milhões de animais e 21 estados vão participar da campanha. No Amazonas e em Mato Grosso, farão parte apenas os municípios que não suspenderam a vacinação. No Espírito Santo, a imunização será voltada somente a bovinos e búfalos com até 24 meses de idade.
Segundo informações do Mapa, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 °C e 8 °C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda, com agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal
Após a vacinação, o produtor deve informar o fato ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado, o que pode ser feito de forma on-line ou presencialmente, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.
Confira o calendário com o início da vacinação por estado, aqui.