CRMV-PA e UFPA firmam parceria institucional para apoiar ações do “Projeto Victório: Rede de Controle Populacional de Cães Errantes na UFPA”
Em encontro realizado no último dia (07/02), na UFPA, em Belém/PA, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará, Dr. Edson Ladislau e o Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, firmaram parceria institucional para apoio nas ações do “Projeto Victório: Rede de Controle Populacional de Cães Errantes na UFPA”. Também estiveram presentes os conselheiros/presidentes das comissões do CRMV-PA de Educação da Medicina Veterinária, Dr. Leônidas Olegário; de Saúde Pública e Sanidade Animal, Dra. Antonieta Martorano; e de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, Dra. Liliane Carneiro. Além da presidente do GT / CRMV, Dra. Katherine Fragoso, da coordenadora adjunta do Projeto Victório, professora Cristina Vaz, e da coordenadora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, Profª Rita Mousinho.
O Projeto tem como objetivo realizar o controle populacional de cães e gatos do Campus da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, de maneira a dar condições de saúde e bem-estar para os animais que transitam no Campus e prepará-los para o processo de adoção junto ao Projeto Voluntário Peludinhos da UFPA. Assim como buscará promover a educação no que diz respeito ao bem-estar animal e à posse responsável entre a comunidade acadêmica e a população do entorno da Universidade.
Durante o encontro, foram apresentadas ao Reitor da UFPA as Comissões do CRMV de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal; Saúde Pública e Sanidade Animal; e Educação da Medicina Veterinária; assim como o Grupo de Trabalho (GT) do CRMV-PA para as discussões das diretrizes de bem-estar animal da OIE. Por meio destas comissões, o Conselho prestará o assessoramento técnico e logístico para a produção de cartilhas educativas e palestras nos ambientes e eventos acadêmicos.
O presidente do CRMV-PA relatou a importância do Conselho estar envolvido no projeto. “Esse projeto traz a preocupação com a saúde pública e com a questão do bem-estar animal. Esses animais algumas vezes sofrem maus-tratos ou estão desamparados na rua, assim como também podem colocar a população em risco, sobretudo no que diz respeito às zoonoses.”
Dr. Ladislau, falou ainda do caráter interdisciplinar da iniciativa. “O projeto fará parte principalmente do curso de medicina veterinária, mas também contará com o auxílio de outros cursos, como por exemplo, dos acadêmicos do curso de Estatística que estão colaborando com o levantamento de dados e coletando informações da situação desses animais dentro e fora da UFPA.”
Segundo o Coordenador do Projeto Victório, Dr. Leônidas Olegário, o projeto visa ainda, com o apoio do Instituto de Medicina Veterinária Campus Castanhal e do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, pesquisar e identificar as possíveis doenças que tragam riscos de transmissão entre os animais, assim como à comunidade que transita no Campus e no entorno da cidade universitária.
O projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos é uma iniciativa da UFPA, tendo como seu principal parceiro o CRMV-PA, e pretende buscar o apoio de diversas instituições do estado como UFRA, SESPA, SESMA, CCZ e IEC, além de outras entidades voltadas ao bem-estar e controle populacional de cães e gatos.