10ª edição da Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo será on-line
Em 2021, por conta dos desdobramentos da pandemia de covid-19 enfrentada mundialmente, a X Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo (MVC 2021) será totalmente virtual, nos dias 21 e 22 de maio. O objetivo do evento é atualizar os profissionais nos mais modernos preceitos da área, mediante a apresentação de experiências práticas e de estudos científicos nacionais e internacionais sobre manejo populacional, saúde coletiva, Medicina Veterinária Legal e medicina de abrigos. As inscrições estão abertas até 31 de março, pelo site do evento.
Realizada desde 2010, a conferência internacional deste ano terá palestrantes da Colômbia, dos Estados Unidos, da Inglaterra e de Portugal, com tradução simultânea do inglês e espanhol para português e libras. O foco será nas novas demandas sociais que envolvem as práticas dos profissionais que atuam, direta ou indiretamente, para a promoção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades por meio da convivência harmoniosa entre humanos e animais.
MVC
A MVC é uma área que interliga a saúde coletiva, a medicina de abrigos e a Medicina Veterinária Legal no que se refere às interações entre humanos, animais e meio-ambiente. Para atuar nela, o profissional deve desenvolver habilidades para coordenar a integração intersetorial e multiprofissional do sistema, por meio da estratégia de saúde única.
A prática da MVC no Brasil tem se acelerado, principalmente, com as novas realidades jurídicas de cunho ético e moral. Nesse sentido, a conferência busca unir a ciência com a ética e a legislação, oferecendo bases fundamentadas para os médicos-veterinários promoverem uma vida digna e sem sofrimentos aos animais que necessitam permanecer confinados.
Prêmios
Ao final da conferência serão entregues os Prêmios Werner Payne in memorian e Maria Padilha. O primeiro será concedido ao melhor trabalho científico latino-americano sobre manejo populacional para cães e gatos; o segundo se destinará ao melhor trabalho científico sobre a Teoria do Elo. Os interessados podem submeter trabalhos até o dia 15 de março. As regras estão disponíveis no site do evento.