DIA MUNDIAL DA DIABETE
14 de novembro – Dia Mundial da Diabetes
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, promove em 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes. A data visa conscientizar a sociedade e os governos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e dos cuidados com a diabetes. Para isso, é fundamental melhorar o acesso aos serviços de saúde, medicamentos e insumos para diagnóstico, tratamento e autogestão da doença.
Cães e gatos também estão sujeitos à diabetes, uma doença endócrina causada por alterações no pâncreas. Quando o órgão produz de maneira insuficiente o hormônio insulina, responsável por metabolizar a glicose no sangue para a produção de energia, as taxas de açúcar no sangue sobem e causam sintomas como perda de peso, maior ingestão de água, aumento do apetite e da frequência da vontade de urinar.
Sem controle, a doença se agrava e aumenta o risco de infecções, amputações e cegueira. Embora não tenha cura, a diabetes pode ser controlada por meio de medicamentos, dieta e da prática de exercícios físicos. Vida saudável e acesso à saúde para humanos e animais são o desejo do Sistema CFMV/CRMVs hoje e todos os dias do ano.
Fonte:
Organização Pan-Americana de Saúde
https://www.hospitaldosanimais.com/patologias-e-cuidados/geral/diabetes-mellitus