ABANDONO É CRIME
É importante dedicarmos um momento de reflexão sobre uma realidade que aflige muitos de nossos amigos de quatro patas: o abandono de animais. Todos os anos, incontáveis animais são deixados à própria sorte nas ruas, sem abrigo, comida adequada ou amor humano. Esta prática cruel não apenas compromete o bem-estar desses seres inocentes, mas também lança uma sombra sobre a consciência humana.
O abandono de animais é crime de maus-tratos. A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos: 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.
Ao abandonar um animal, estamos negando-lhes não apenas a segurança material, mas também a conexão emocional que tanto valorizamos em nossos relacionamentos com nossos companheiros peludos. Cada animal merece um lar amoroso e uma família comprometida, onde possa encontrar conforto, cuidado e compreensão.
O Dia dos Animais de Rua não é apenas uma data para lembrar a difícil situação enfrentada por esses animais desamparados, mas também um chamado à ação. Devemos unir nossos esforços para combater o abandono de animais, promovendo a adoção responsável, a esterilização e a conscientização sobre os cuidados adequados que cada animal merece.
Guarda responsável
Quando se compra ou se adota um animal de estimação, assume-se a responsabilidade por toda a vida deste animal e devemos estar atentos aos deveres que isso exige. Isto é a guarda responsável.
Antes de se decidir ter um animal de estimação, alguns pontos devem ser avaliados como o tempo de vida médio deste tipo de animal, características físicas e comportamentais, espaço físico necessário, condições econômicas para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada, tempo disponível para convívio com este animal e manutenção das condições sanitárias do local onde o animal reside.
Neste Dia dos Animais de Rua, comprometamo-nos a ser a voz daqueles que não podem falar por si mesmos, a defender os direitos e o bem-estar de todos os animais e a trabalhar incansavelmente para criar um mundo onde o abandono de animais seja apenas uma lembrança triste do passado.
Juntos, podemos construir um futuro onde cada animal seja amado, valorizado e protegido. Porque cada vida importa.