CRMV-PA promove II Fórum Paraense de Discussão das Diretrizes da OIE sobre Bem-Estar Animal no Transporte e Abate Humanitário em Bovinos
Para avaliar as orientações de bem-estar animal no transporte e abate humanitário de bovinos propostas pela OIE e para atender às demandas no Pará, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA) realizará no dia 18 de novembro, o II Fórum Paraense de Discussão das Diretrizes da OIE sobre Bem-Estar Animal no Transporte e Abate Humanitário em Bovinos, no auditório do CRMV, em Belém-PA. Nesse segundo Fórum, serão abordados os seguintes temas centrais: “Bem-Estar Animal no Transporte de Bovinos (Aéreo, Marítimo e Terrestre)” e “Abate Humanitário de Bovinos”.
O evento é promovido pelo CRMV-PA com apoio do CFMV, CTBEA/MAPA, ADEPARÁ, FAEPA, UFPA, UFRA e outras instituições ligadas ao bem-estar animal que vêm por meio de um Grupo de Trabalho (GT) do CRMV-PA, discutindo as diretrizes publicadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), referentes ao manejo das diferentes espécies domésticas destinadas à produção.
O II Fórum Paraense tem como objetivo ser um espaço de discussão técnica para que médicos veterinários, zootecnistas e outros profissionais que atuam em áreas ligadas ao transporte e/ ou abate de bovinos, possam expor suas contribuições em forma de debates, sobre a realidade e as expectativas para o futuro da agropecuária no Brasil, além de avaliar as diretrizes vigentes e apresentar propostas para aprimorar as normas que vem sendo trabalhadas pela OIE.
A coordenadora do GT/CRMV-PA, Dra. Katherine Fragoso, ressaltou a importância do segundo Fórum, “o transporte dos animais de forma inadequada pode acarretar em enormes perdas produtivas, como fraturas, lesões em carcaças, mortes e quedas de produtividade. Também há grandes prejuízos quando existem falhas no manejo, tanto no desembarque no frigorifico e no manejo dos currais e seringa quanto durante a insensibilização e sangria, o que afeta a qualidade da carne. Por isso, a OIE estabeleceu diretrizes de bem-estar para minimizar estas perdas e os países membros devem estabelecer suas normas com bases nessas instruções. O Brasil está ampliando a discussão com todos os envolvidos para criar uma normatização que atenda a realidade do país.” – explicou Katherine.
A participação de todos os profissionais envolvidos é de grande relevância para que o país trabalhe de maneira mais colaborativa e crítica com o que vem sendo discutido pela comunidade internacional no que se refere aos aspectos éticos relacionados ao bem-estar animal de forma geral.
Os links com as diretrizes que serão debatidas durante o fórum estão disponíveis o site do CRMV-PA. Os interessados podem fazer o download do material previamente para que a discussão no dia do evento se torne mais produtiva.
INSCRIÇÕES
Para solicitar a inscrição basta acessar o link, preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail: inscricaoforumcrmv@gmail.com, até o dia 09 de novembro.
A inscrição só estará efetivada mediante envio de e-mail de confirmação pelo CRMV-PA, até o dia 11 de novembro. As vagas são limitadas.
SERVIÇO:
II Fórum Paraense de Discussão das Diretrizes da OIE sobre Bem-Estar Animal no Transporte e Abate Humanitário em Bovinos
Data: 18 de novembro de 2016
Local: Auditório do CRMV-PA (Trav. Curuzú, 2318 – Belém/PA)
Público Alvo: Médicos veterinários, zootecnistas e demais profissionais que atuam diretamente com transporte e / ou abate de bovinos.