CFMV lança Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária e visa melhoria na qualidade da formação profissional

Postada em: 13/06/2017

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou, nesta segunda-feira (5/6), a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária. A iniciativa do CFMV é o tema do XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, que segue até esta terça-feira (6/6), em Brasília (DF). 
 
A Resolução CFMV nº 1154/2017 que cria o Sistema Nacional de Acreditação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. 
 
O Sistema de Acreditação foi uma construção conjunta das comissões nacional e regionais de educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs.

“A Resolução que estabelece as regras para a Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária foi uma construção feita a várias mãos, graças a diferentes ideias e propósitos, mas com um objetivo definido: contemplar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária no país”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, durante a abertura do Seminário. 

               Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Foto: Ascom/CFMV


O presidente da CNMEV/CFMV, Antonio Felipe Wouk, lembra que o CFMV contribui há muitos anos para garantir a educação da Medicina Veterinária. 
 
“A educação é um bem público e esse seminário tem como escopo maior apresentar à toda a comunidade esse mecanismo proposto de acreditação, que é voluntário, mas pretende, pela reflexão e autoavaliação, promover maior qualidade ao ensino que se pratica no país”, diz Wouk.      
 

A Acreditação 

Em breve, o CFMV publicará o Edital de Acreditação, para que os cursos interessados se candidatem a receber a avaliação do Conselho Federal. Você confere todas as informações sobre o processo de Acreditação no site: acreditacao.cfmv.gov.br 

 
Por meio de avaliações in loco, com critérios pré-estabelecidos,  representantes do CFMV se certificam que os cursos seguem padrões adequados de ensino. O processo é voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação. 
 
Para obter a  Acreditação do CFMV, o curso de Medicina Veterinária deve ter sido autorizado a, no mínimo, dez anos; ser reconhecido conforme as exigências legais, ser exclusivamente ofertado no período diurno e ter obtido, no último ciclo avaliativo, conceito igual ou superior a três no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
 
O curso de Medicina Veterinária será avaliado a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, população universitária e infraestrutura.
 
Após avaliação e relatório aprovado pela Plenária do Conselho Federal, a instituição que comprovar padrões de qualidade do ensino poderá receber duas categorias de Selo: “Acreditado”, com validade de 3 anos e “Acreditado com Excelência”, com validade de 5 anos.
 
O Selo de Acreditação emitido pelo CFMV serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. 
 
A Acreditação é também um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de ensino da Medicina Veterinária no Brasil, favorecendo a cultura periódica de avaliação como indutor da qualidade, com foco na melhoria contínua das Instituições.

 

Fonte:Assessoria de Comunicação do CFMV