Sessão Solene marca comemoração em homenagem aos 50 anos do CRMV/PA

Postada em: 17/12/2019

Um dia para ficar marcado na história da Medicina Veterinária e da Zootecnia do Estado do Pará.

A Assembleia legislativa do Estado do Pará, realizou ontem (16), no plenário Newton Miranda, sessão solene em homenagem aos 50 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará.

A solenidade foi uma proposição da Deputada Estadual Ana Cunha, que presidiu a sessão que homenageou e reconheceu a atuação do CRMV/PA em prol da Medicina Veterinária e Zootecnia no Estado.

Além da Deputada compuseram a mesa: Maria Antonieta Martorano, presidente do CRMV/PA; Luiz Carlos Tavares, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária; Luiz Pinto Oliveira, superintendente da SFA/PA; o promotor de justiça, Marco Aurélio Nascimento representando o Ministério Público do Pará; Antonio Pessoa Nunes, representando os ex-presidentes do CRMV/PA e a Profª Ana Silvia Sardinha, representante da Universidade Federal Rural da Amazônia.

A Sessão Solene iniciou com a execução do hino nacional brasileiro, tocado pela banda da Polícia Militar do Pará, e em seguida foi exibido um vídeo institucional dos 50 anos do Sistema CFMV/CRMV´s.


(Plenário da ALEPA - foto: asssessoria Ana Cunha)

Em seu discurso a deputada Ana Cunha destacou que o médico veterinário é valoroso para o país. “O profissional médico veterinário é de grande importância para o nosso país.” E externou sua satisfação em propor a homenagem ao CRMV e a medicina veterinária e zootecnia. “A aprovação nesta casa foi por unanimidade, a aprovação desta sessão especial, por ela reconhecer a importância de vossas senhorias ao estado do Pará, por reconhecer a importância de vocês ao país, a saúde pública e de todos nós”, afirmou a deputada.


(Deputada Estadual, Ana Cunha)

Para ela, “A medicina veterinária não apenas cuida da vida do animal, mas ela paralelamente cuida das nossas vidas”. Ana Cunha acrescentou ainda a dedicação dos profissionais da medicina veterinária. “Reconheço e parabenizo cada um dos profissionais que fizeram da sua vida, da sua história, a dedicação a um bem maior, ao bem dos nossos queridos animais.”

A presidente do CRMV/PA, Antonieta Martorano, destacou a atuação do Conselho ao longo dos 50 anos.

“O trabalho realizado nestes 50 anos de atuação, pelo hoje chamado Sistema CFMV/CRMV´s, fortaleceu a presença dos Médicos Veterinários e Zootecnistas em áreas pujantes como mercado pet e o agronegócio. Ainda temos muitos desafios a vencer. A melhoria na qualidade do ensino é um deles e uma bandeira do Sistema.”


(Presidente do CRMV/PA, Antonieta Martorano)

Antonieta Martorano, ressaltou ainda o compromisso do Conselho em desempenhar e cumprir a sua missão. “Estamos sempre trabalhando para normatizar, orientar e fiscalizar o exercício da medicina veterinária e da zootecnia, promovendo a valorização profissional e a saúde única no estado do Pará, buscando ser reconhecidos como uma instituição séria, eficiente, transparente e justa pelos 2.951 profissionais atuantes e pela sociedade, conclui a presidente do CRMV.

Em seguida, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Luiz Carlos Tavares falou da importante contribuição do Regional do Pará.

“São muitos os motivos para esta comemoração, pois ao longo de meio século, a medicina veterinária e a zootecnia do estado do Pará e o seu Conselho Regional deram contribuições inestimáveis a este importante estado e ao país. Nós, médicos veterinários e zootecnistas, temos o compromisso permanente com a sociedade.  O qual é desempenhado com o máximo de zelo, excelência técnica, ética e dedicação.

E destacou em seu discurso a pecuária do Pará como um dos alicerces do PIB brasileiro. “Vejam a pujança da pecuária paraense, um exemplo forte em nosso país. Que possui o rebanho bovino, como aqui já dito, o 4º maior do país e que com certeza é o maior rebanho de bubalinos do Brasil”, afirmou o representante do Conselho Federal.


(Vice-presidente do CFMV, Luiz Carlos Tavares)

Luiz Carlos concluiu sua fala enfatizando que o CFMV se preocupa como a qualidade do ensino e a veemente discordância do Conselho Federal quanto ao ensino a distância, o conhecido EAD. Ele avaliou a modalidade como incompatível com as profissões de médico veterinário e com todas as áreas da saúde.

 

HOMENAGENS

MÉRITO CABANAGEM

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará, representado pela sua presidente, Maria Antonieta Martorano recebeu a honraria, Comenda da “Ordem do Mérito Cabanagem”, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, durante sessão solene no plenário Newton Miranda.

A Comenda da “Ordem do Mérito Cabanagem”, é concedida pela livre sugestão dos deputados, e outorgada à pessoas físicas ou jurídicas, em alusão a um evento comemorativo, que se façam merecedoras de uma homenagem do Poder Legislativo.

 


(Presidente do CRMV/PA, Antonieta Martorano e Deputada Ana Cunha)

 

Homenagens Solenes

Durante a cerimônia o CRMV/PA homenageou os ex-presidentes, diretoria e ex- conselheiros do Regional, além dos três primeiros colaboradores que ainda atuam na autarquia, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos.

  

 

Antonio Pessoa Nunes, o primeiro presidente do CRMV/PA, foi escolhido para falar em nome de todos os ex-presidentes. “É uma honra e orgulho que temos de ter sido ex-presidentes do CRMV/PA, nos enche de muita alegria e satisfação. É um trabalho árduo, honroso, que nos muito envaidece, por que a medicina veterinária e a zootecnia vão proporcionar o futuro que o Brasil merece ter” – avaliou Dr. Pessoa.


(Dr. Pessoa, primeiro presidente do CRMV/PA)

A Sessão Solene foi marcada pela emoção de todos os presentes, entre eles profissionais médicos veterinários, zootecnistas, representantes de instituições do estado e acadêmicos dos cursos de medicina veterinária e zootecnia.

O evento também indicou as comemorações do cinquentenário da criação da Lei n° 5.517/68 que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, conhecidos hoje como Sistema CFMV/CRMVs, transferindo para a própria classe a função de fiscalizar o exercício da profissão.

Veja a galeria de fotos aqui