CFMV e CRMV-PA promovem em Belém, I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária da Região Norte

Postada em: 30/07/2018

 

Cerca de 80 pessoas, entre médicos veterinários e acadêmicos, participaram na terça-feira (24/07), do I Seminário de Atualização em Saúde Pública Veterinária da Região Norte. O evento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV-PA), em Belém. A iniciativa foi da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária(CNSPV/CFMV) em parceria com o CRMV-PA.

A programação do evento teve palestras, mesas-redondas e debates sobre os temas Saúde Única e controle de zoonoses, além de apresentar a realidade de doenças como leishmaniose, esporotricose e arboviroses. A presidente do CRMV-PA, Antonieta Martorano, ressaltou a relevância do seminário: “O evento foi importantíssimo para nosso Programa de Educação Continuada, pois assuntos relevantes para a saúde pública foram abordados por palestrantes com amplo conhecimento e experiência, e que com certeza contribuíram para aprimorar os conhecimentos dos profissionais e acadêmicos presentes”.

                Presidente do CRMV-PA, Antonieta Martorano, e o presidente da CNSPV, Nélio Morais

Além de Martorano, compuseram a mesa de abertura o presidente da CNSPV/CFMV, Nélio Morais; a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, Roseana Nobre, representando o secretário, Vitor Mateus; a vice-reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Janae Gonçalves; o diretor do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leônidas Olegário; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), Jurupytan Viana.

Morais destacou pontos importantes levantados no seminário. “O evento possibilitou aos participantes uma visão mais ampla do que é a saúde pública no Brasil e os desafios a enfrentar. Além do debate técnico e científico, é através da gestão que poderemos alcançar metas e garantir à população uma melhor qualidade de vida, sobretudo, nas enfermidades de caráter zoonóticos”, destacou o presidente da CNSPV/CFMV.

Também estiveram presentes no seminário, profissionais das áreas de saúde pública e de controle e vigilância de zoonoses, pessoas ligadas a gestão municipal e estadual, bem como acadêmicos de Medicina Veterinária, dentre outros. As inscrições foram gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, e esses mantimentos arrecadados serão encaminhados a uma instituição de caridade da capital paraense.

 

Veja a galeria de imagens aqui

Fonte:Assessoria de Comunicação do CFMV, com Assessoria de Comunicação do CRMV-PA