Sistema Mundial de Informação Zoossanitária da OIE fornece dados sobre saúde animal em todo o mundo

Postada em: 25/01/2018

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) criou ferramentas para facilitar o acesso de qualquer pessoa a dados sobre saúde animal, a nível mundial. Elas estão reunidas no Portal Wahis – Sistema Mundial de Informação Zoossanitária, onde os países membros da OIE enviam informação sobre os dados de eventos sanitários ocorridos nos países, relativos às doenças de animais terrestres e aquáticos em seu território.

As ferramentas do Wahis incluem o sistema de alerta precoce, para gestão imediata dos alertas de doenças da lista da OIE e doenças emergentes; o sistema de seguimento para gestão semestral da informação sobre cada enfermidade da lista; e o sistema com informações complementares que disponibiliza anualmente dados das zoonoses, populações animais e capacidade dos Serviços Veterinários, dos laboratórios e da produção de vacinas.

Há ainda o Wahis-Wild, sistema que apresenta dados sobre doenças de animais silvestres que não estão incluídas na lista da OIE. Apesar de não serem doenças de declaração obrigatória, os países membros são incentivados a disponibilizá-las de forma voluntária.  

Clique aqui para acessar as ferramentas.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da OIE